Dezembro Laranja - o alerta para o verão

 

No Brasil, o câncer de pele é o mais comum entre brasileiros. Por isso, pelo quarto ano consecutivo, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove a campanha Dezembro Laranja. Diante da chegada do verão, a proposta é conscientizar a população sobre a necessidade do combate e prevenção do câncer de pele. Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais são os que apresentam as maiores incidências da doença.

 

Dados do Instituto Nacional de Câncer estimam que em 2014 foram contabilizados cerca de 176 mil novos casos de câncer da pele não melanoma no Brasil. Os principais tipos de câncer registrados no país são os de pele não melanoma (para ambos os sexos), o de próstata e o de mama. Já a Organização Mundial da Saúde prevê que, no ano 2030, haverá no mundo 27 milhões de casos novos de câncer, com 17 milhões de mortes pela doença e 75 milhões de pessoas vivendo com câncer. O maior efeito desse aumento incidirá em países em desenvolvimento. No Brasil, o câncer já é a segunda causa de morte por doenças, atrás apenas das do aparelho circulatório.

 

Como na maioria das doenças, o diagnóstico precoce do câncer de pele é fundamental para o sucesso do tratamento. Portanto, a necessidade das chamadas atitudes fotoprotetoras de fácil execução no dia a dia do brasileiro são fundamentais para a prevenção. São elas:

- Usar chapéus, camisetas e protetores solares;
- Evitar a exposição solar e permanecer na sombra entre 10 e 16h (horário de verão);  
- Na praia ou na piscina, usar barracas feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta;  
- Usar filtros solares diariamente, e não somente em horários de lazer ou diversão;  
- Observar regularmente a própria pele, à procura de pintas ou manchas suspeitas; 
- Consultar um dermatologista uma vez ao ano, no mínimo, para um exame completo;  
- Manter bebês e crianças protegidos do sol. Filtros solares podem ser usados a partir dos seis meses.

 

Como escolher um filtro solar (fotoprotetor)?

 

Em primeiro lugar, devemos verificar se o produto apresenta FPS mínimo de 30, e também se o produto é resistente ou não à água.  

O “veículo” do produto– gel, creme, loção, spray, bastão – também deve ser considerado, pois isso ajuda na prevenção de acne e oleosidade comuns. 

Pacientes com pele com tendência a acne devem optar por veículos livres de óleo ou gel creme. Já aqueles pacientes que fazem muita atividade física e que suam bastante, devem evitar os géis, pois saem facilmente.

 

Como aplicar um fotoprotetor?

 

O produto deve ser aplicado ainda em casa, e reaplicado ao longo do dia a cada 2 horas, se houver muita transpiração ou exposição solar prolongada.  

É necessário aplicar uma boa quantidade do produto, equivalente a uma colher de chá rasa para o rosto e três colheres de sopa para o corpo, uniformemente, de modo a não deixar nenhuma área desprotegida.  

O filtro solar deve ser usado todos os dias, mesmo quando o tempo estiver frio ou nublado, pois a radiação UV atravessa as nuvens.

 

Tem dúvida? Quer perguntar algo? Na Nova Pelle, temos dermatologistas à disposição para orientar sobre quais as melhores formas de se expor ao sol, mas sem se queimar! Viva o verão de forma saudável.

 

www.novapelle.com.br

 

Contatos: (61) 3447-2000 / 3447-2007
________________________
Conte com nossas especialidades:
• Angiologia
• Dermatologia
• Endocrinologia
• Otorrinolaringologia
• Nutrição
• GO / Obstetrícia
• USG
• Doppler

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes

April 19, 2018

March 29, 2018

March 22, 2018

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags