Rouquidão é normal?

Festas com som alto, principalmente sob efeito de álcool e cigarro, ou em profissões que se exige uma maior comunicação são condições para que se apresente problemas na voz. A rouquidão, nestes casos, é provocada por cansaço vocal e, após alguns dias de descanso e cuidados, tudo volta ao normal.

 

 

 

Mas se o quadro de rouquidão se apresenta com frequência e/ou é acompanhada de tosse, dor, pigarro e outros sintomas, uma consulta com o Otorrinolaringologista deve ser feita o quanto antes para que algumas doenças ligadas à rouquidão sejam descartas ou tratadas.

 

Doenças das vias aéreas superiores

As vias aéreas superiores são constituídas pelas cavidades nasais, faringe e laringe. Dentre as condições mais frequentes que as acometem estão as gripes, os resfriados, as infecções/inflamações virais e bacterianas, e as alergias. Todas essas doenças, por causarem algum tipo de irritação e dor na garganta, além de congestão nasal, muitas vezes podem ser a causa da rouquidão.

 

Refluxo faringo-laríngeo (RFL)

O refluxo é uma condição que geralmente afeta o esôfago, mas em casos mais graves e não tratados, o ácido do estômago pode chegar até a faringe e a laringe. Por ser uma substância prejudicial à garganta, provoca a irritação e a dor, que vêm acompanhadas de tosse seca, do pigarro e da rouquidão.

 

Papiloma de laringe

A papilomatose laríngea é uma doença causada pela infecção por HPV, que provoca tumores benignos na laringe. O primeiro sintoma da condição é justamente a rouquidão e alteração da voz, e em casos graves pode chegar a bloquear as vias respiratórias conforme progride, até mesmo levando o paciente a dificuldade respiratória intensa.

 

Câncer de laringe

A falta de cuidado com a garganta, lesões nas cordas vocais, condições como o refluxo faringo-laríngeo ou o papiloma de laringe sem os tratamentos necessários, e principalmente o cigarro são fatores de risco para o câncer de laringe. O tumor pode variar de local, mas quando se encontra na região glótica (cordas vocais), o primeiro e mais comum sintoma a aparecer é a rouquidão.

 

Ficou com alguma dúvida? Conte com a gente para te ajudar!

 

www.novapelle.com.br

 

 Contatos: (61) 3447-2000 / 3447-2007


________________________
Conte com nossas especialidades:
• Angiologia
• Dermatologia
• Endocrinologia
• Otorrinolaringologia
• GO / Obstetrícia
• USG
• Doppler

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes

April 19, 2018

March 29, 2018

March 22, 2018

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags