Cólicas Menstruais: causas e tratamentos.

As dores menstruais, ou cólicas, são incômodos que a maioria das mulheres enfrenta todos os meses. Normalmente, as cólicas não são sinais de algo ruim. Elas são um sinal de que o seu corpo está iniciando outro ciclo menstrual saudável. Porém, é bom entender exatamente o que está acontecendo com o seu corpo.

 

 

As cólicas menstruais normalmente são leves. Porém, algumas vezes podem ser intensas. As dores podem variar de fortes pontadas na região abaixo do abdômen até dores que se espalham por toda a sua barriga e pela região lombar. Algumas mulheres também sentem tontura, náusea, têm diarreia ou vômito. A dor menstrual mais intensa é chamada de dismenorreia.

 

TIPOS DE CÓLICAS MENSTRUAIS

 

Há dois tipos de cólicas menstruais: primária e secundária.

 

Dismenorreia primária

Essa é uma palavra grande para as cólicas menstruais comuns causadas pelo seu ciclo menstrual e não é uma doença. Você pode sentir uma dor, mais forte ou mais fraca, na parte inferior do seu abdômen, costas e coxas. A dor começa antes da sua menstruação e normalmente dura entre 12 a 72 horas. Esse tipo de dismenorreia é mais comum em mulheres jovens e frequentemente fica menos intensa a partir dos 20 anos e após a gravidez.

 

Dismenorreia secundária

Esse tipo de dismenorreia é normalmente causada por uma disfunção dos órgãos reprodutivos. Algumas dessas condições incluem a endometriose, a fibroide, os cistos ou uma infecção. Ela também pode ser causada pelo uso de dispositivo intrauterino (DIU), que é uma forma de contraceptivo. A dor normalmente começa no início do ciclo menstrual e dura mais tempo que a dismenorreia primária.

 

AS CAUSAS

Os cientistas acreditam que as cólicas menstruais estão relacionadas à prostaglandina, uma substância produzida pelo útero que provoca a contração dele. A sensação de cãibra é o seu útero se contraindo. No início da sua menstruação, os níveis de prostaglandina são altos e assim que começa a menstruar, os níveis diminuem.

 

TRATAMENTOS

Em casos mais severos é preciso procurar um ginecologista para que, através de exames clínicos e laboratoriais, possa realizar um diagnóstico correto sobre o motivo das fortes dores. Cólicas sem causa patológica, ou seja, que são exclusivamente provocadas pelas contrações uterinas normais do período menstrual, têm início de 6 a 12 meses após a primeira menstruação na vida de uma mulher e ocorrem de 8 a 72 horas do início do fluxo sanguíneo e são diagnosticadas através do exame clínico em consultório e conversa com a paciente.

 

Quando a dor é muito intensa e foge dos padrões de duração anteriormente mencionados é preciso realizar alguns exames como ultrassonografia pélvica ou transvaginal, tomografia computadorizada ou bacterioscopia da secreção vaginal para investigar possíveis patologias como inflamações do colo do útero, miomas, endometriose, entre outras.

 

Procurar ajuda médica quando as cólicas menstruais passam de um simples incomodo para um problema que afeta sua rotina é o primeiro passo para obter um diagnóstico. As dores muitas vezes escondem problemas que podem até mesmo afetar a fertilidade feminina, mas que quando diagnosticados precocemente são resolvidos com o uso de medicamentos ou intervenções cirúrgicas simples. Na Nova Pelle, nossos ginecologistas estão prontos para te atender e ajudar você a ter uma vida sem dor e com mais saúde!

 

www.novapelle.com.br

 

Contatos: (61) 3447-2000 / 3447-2007

 

________________________

Conte com nossas especialidades:

• Angiologia

• Dermatologia

• Endocrinologia

• Otorrinolaringologia

• Nutrição

• GO / Obstetrícia

• USG

• Doppler

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes

April 19, 2018

March 29, 2018

March 22, 2018

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags